sábado, 3 de março de 2012

Viagens na minha terra - Almeida Garret

 
  Resumo   de  um  romance Histórico
O narrador personagem decide viajar de Lisboa a Santarém , com o objetivo de conhecer as ricas várzeas do Ribatejo e  apreciar  do alto do pico a mais famosa e imponente das vilas de Portugal. Por outro lado, os lugares percorridos pelo autor e narrador , revelarão um romance de amor entre os protagonistas Joaninha e Carlos.
Td a ação é interligada. Outros personagens são: A avó de Joaninha – D. Francisca, Júlia, Georgina e Frei Dinis.
  A história  narrada , passa-se em 1932, é contada pelo próprio Almeida Garrett, aos participantes da viagem.
O tempo de ação é o levado para realizar-se  uma viagem de Lisboa a Santarém.
Viagens na Minha Terra” é quase um romance contemporâneo. Não podendo-se afirmar que se encaixa perfeitamente em um único tipo de gênero literário.
Trata-se de uma história baseada  numa viagem feita por Garrett.Nela , ele faz suas observações. Através de um companheiro de  viagem, ele concentra-se  no drama amoroso entre Carlos e a”menina dos rouxinóis”- Joaninha.
Resume-se numa complexa história de uma senhora com sua neta, Joaninha. A jovem, tem um primo, filho da única filha falecida da avó. Toda a família da moça era agora a avó.  Frei Dinis, visitava-as semanalmente e trazia notícias de Carlos, que estava na corte de D. Pedro.Mas  Frei Dinis falava de Carlos,  de um modo que só a idosa e Frei Dinis conheciam. Em 1830, Carlos formou-se em Coimbra e visitou a família, mas mostrava –se arredio tanto ao Frei qto à avó..Carlos parecia perceber que havia um segredo entre o Frei e a avó .Carlos que era mto viajado já havia conhecido uma nobre : D. Georgina, mulher de fino trato.
Mas a guerra civil avançava, aproximadamente em 1833. Os Constitucionalistas tinham tomado o  poder  da Esquadra de D. Miguel, em Lisboa , e Carlos era um dos combatentes pela parte Realista.
Em 11 de Outubro, os soldados da parte Realista estavam nas vizinhanças de Lisboa para enfrentar as tropas constitucionais  e nesta luta violenta, muitos foram ferdos.
Soldados Realistas invadiram a cada de Joaninha, e ali vigiavam a passagem dos Constitucionais.
Numa de suas saídas, Joaninha encontrou Carlos que pediu que ela não dissesse a ninguém  que o vira, porém se abraçaram e juraram amor eterno. Mas  Carlos sabia que Georgina o esperava e ele ficou indeciso pois não sabia mais se amava Georgina.
 Agora que ele estava ferido ,escondeu-se próximo ao vale onde Joaninha morava, esta visitava-o com frequência p/cuidar dele e vê-lo.
 Joaninha  insistiu mto e Carlos foi ver a avó, mas surpreendeu-se porque a coitada estava cega.  Frei Dinis estava lá e Carlos sentia-se mal em vê-lo.
Carlos e Joaninha tiveram um romance verdadeiro, apenas enqto ele estava por ali.
Entretanto,Carlos,recuperado partiu com sua tropa, indo na casa da avó para se despedir. Pediu  que a avó lhe contasse o segredo. Assim, Dona Francisca contou que o Frei Dinis era pai de Carlos e que a sua mãe morreu por tanto sofrer. Para se defender, Frei Dinis matou o pai de Joaninha e o marido da sua amante.
Assim que Carlos partiu , Joaninha  ficou desolada. Ele voltou a viver com Georgina. Escreveu para prima contando  o seu romance com Georgina, o que para a moça foi um golpe traiçoeiro terrível. Tpos depois Carlos tornou-se  Barão. Abandonou Georgina , que virou Abadessa.
Joaninha ficou louca e morreu. Frei Dinis foi quem cuidou da avó até a morte.
Deste modo,  o Comboio chegou ao Terreiro do Paço. Garrett finaliza mais uma das suas mais perfeita obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário