TIL
Berta, jovem pequena, esbelta, ligeira, levada,com olhos negros gdes e uma boca delicada, passseava pela fazenda.Miguel era, alto, ágil, encorpado encontraram o Jão Fera, um homem muito alto e forte com fama de bandido. Depois de uma discussão entre Jão Fera e Miguel , Berta pediu que ele fosse embora.
Os dois amigos foram se encontrar com Linda e Afonso,que eram irmãos gêmeos de cabelos castanhos e olhos pardos, filhos de Luís Galvão ,um homem bonito, de aspecto inteligente e regular mediana, e de D. Ermelinda ,que tinha 38 anos. Linda ama Miguel. Berta e Miguel se amam. Porém para não magoar a amiga Linda, Berta fez de tudo para que Miguel amasse Linda. E conseguiu.
Os jovens souberam que Luís Galvão faria uma viagem a Campinas e a mãe deles estava com mau pressentimento. Berta ficou preocupada, pois achava que Jão Fera estava armando algo e foi para a floresta para evitar a emboscada. Qdo chegou lá , conversou com um homem e conseguiu evitar o assassinato.Barroso ,homem de cinqüenta anos, uma barba ruiva e áspera, de mediana estatura e muito magro, havia sido contratado para o “serviço” .Jão fica em débito com Barroso e precisa de cinqüenta mil réis para saldar a divida. Berta era mto querida por tds porque era alegre e de bom coração. Frequentemente ia à casa de Zana, uma sra com problemas mentais.Brás de 15 anos era feio, e desajeitado. Tinha um ar de bobo, um olhar distante, com expressão tola e fria .Ele também tinha problemas mentais, como gostava de Berta ,ficou com ciúme e tenta matar Zana, foi repreendido por Berta e se arrependeu. Brás era filho de uma irmã de Luis Galvão, que falecera viúva, e por esse motivo, ele vivia com seu tio. Ele chamava Berta de Til(apelido), porque quando ela lhe ensinou o abc ele achou o til do alfabeto “engraçadinho”, assim associou- a Berta , pois a queria muito bem.
Aguiar, do Limoeiro, teve um de seus filhos morto e ofereceu uma recompensa a quem matasse o assassino -Jão Fera. Chico corre e avisa Jão que pede a Chico que fosse até o filho de Aguiar do limoeiro e pedisse cinqüenta mil reis em troca Jão Fera e este iria ao seu encontro.
Barroso e sua turma planejavam por fogo na casa de Luis Galvão para matá-lo e depois qdo apagasse o incêndio, Barroso pretendia oferecer seus serviços à viúva e conquistá-la. Deste modo vingar-se-ia da traição do passado, ficaria com a esposa daquele que manchara a honra de sua esposa Besita.
Ribeiro trocara seu nome para Barroso, tinha agora uma irrupção no rosto, Jão e Ribeiro tinham-se visto poucas vezes na época de Besita, por isso não se reconheceram quando se encontraram.
Na noite São João, Gonçalo, o pajem Faustino e Monjolo, trancaram a senzala e puseram fogo no canavial, Luis tentou apagar o fogo e foi agredido pelas costas por Gonçalo, Jão o salvou e matou os três bandidos. Barroso fugiu.
De acordo com o combinado, Jão se entregou ao filho de Aguiar, dis-se que iria pra onde ele quisesse seninguém tocasse nele, porque se isso acontecesse estava inutilizado o acordo e ele ficaria livrede novo. Os empregados tentaramm amarrá-lo, ele bateu em todos e foi embora.
Barroso que soube da prisão, voltou para matar Berta, Jão que estava solto de novo conseguiu pegá-lo e o matou violentamente. “Quem o visse dilacerando a vítima com as mãos transformadas em garras, pensaria que a fera de vulto humano ia devorar a presa e já palpitava com o prazer de trincar as carnes vivas do inimigo.”
Brás que a tudo assistira e como não gostasse dele, levou Berta para visse a cena. Ela fugiu apavorada. Ele tentou explicar os fatos, ela deu-lhe um tapa no rosto.Vendo que ela agora lsentia asco por ele, Jão se entregou a polícia.
Luís decidiu contar tudo para a esposa, ela chorou e decidiu que ele deveria reconhecer Berta como filha. Revelam tudo a Berta, sem falar sobre os detalhes sórdidos, mas Berta percebeu que estavam omitindo algo.
Jão fogiu da prisão e procurou por Berta, ela o fez prometer que nunca mais mataria ninguém. Ele falou de Besita ,sua mãe e ela lhe implorou que ele contasse tudo. Ele contou.
Besita era a moça mais bonita da cidade, morava com seu pai Guedes. Mas ,Luís Galvão e Jão Fera, amigos, apaixonaram-se por ela. Jão pensando que ela nunca o amaria desistiu desse amor por Luís, mas Luís só queria se divertir, não pretendia se casar. Ela conheceu Ribeiro e aceitou casar-se com ele, mas Jão ficou bravo e se afastou de Luís. Besita casou-se com Ribeiro que desapareceu logo depois do casamento, depois que recebeu um bilhete chamando-o com urgência a Itu. Alguns meses depois Besita foi avisada por Zana que seu marido chegara, era noite, e no escuro ela se entrega as caricias do marido, depois descobre que não era ele e sim Luís Galvão. Jão planejou matá-lo por isso mas ela o impediu. Alguns meses depois, Luís casou-se com D. Ermelinda e nasceu Berta ,filha de Besita. Elas viviam isoladas, moracamm com elas, Zana que amamentou o bebê e Jão Fera, que cuidava delas como um cão fiel.
Um dia Besita pediu a Jão que fosse a Itu comprar algumas coisas para o bebê. Na ausência de Jão, chegou o Ribeiro, que a acusou de traição e a estrangulou, Jão chegou e conseguiu salvar Berta, Ribeiro fugiu.
Nhá Tudinha, mãe de Miguel, ouviu choro vindo da casa de Besita e foi ate lá, Jão contou o fato e ela adotou Berta como sua filha. Zana enlouqueceu e continuou morando na casa de Besita e tendo alucinações com a morte dela. Jão tornou-se bandido e matador, tentava abrandar a violenta sede de vingança que tinha.
Ela o abraçou e disse que ele cuidou dela e que é seu pai. Jão passou a trabalhar na terra.
Luís quer que Berta vá morar com ele e sua família, ela se negou e pediu que levasse Miguel que amava Linda. Miguel tentou convencê-la a ir junto, mas ela recusou. “Não, Miguel. Lá todos são felizes! Meu lugar é aqui, onde todos sofrem.” Eles foram para São Paulo. Berta ficou.
“Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário